Embebido em hormônios, o órgão se transforma completamente para atender as necessidades do bebê. A gestação traz muitas alterações para o corpo da mulher, mas nenhum órgão muda tanto quanto o útero. Bombardeado por hormônios, o órgão se transforma completamente ao longo das 40 semanas em que o feto utiliza aquele espaço para crescer e se desenvolver.
Quando a concepção acontece, o útero vai se adaptando para atender às necessidades do bebê
Pixabay
Parte desse processo ocorre mesmo quando a mulher não engravida – ele faz parte do ciclo menstrual, quando o corpo já começa a se preparar para gestar uma nova vida.
Quando o útero se prepara para receber o embrião, logo depois da ovulação, ele começa a ser embebido em progesterona, que é o hormônio produzido no ciclo menstrual.
“A função da progesterona é trazer água para o tecido e deixá-lo mais elástico. É por isso que as mulheres ficam mais inchadas e amolecidas no período pré-menstrual”, explica o ginecologista e obstetra Alberto d’Áuria, da maternidade Pro Matre Paulista.
Quando a concepção acontece, as transformações se intensificam e o útero vai, pouco a pouco, se adaptando para atender a todas as necessidades do bebê.
Veja abaixo as principais mudanças que ocorrem no órgão ao longo da gestação:
Entenda as principais mudanças que ocorrem no órgão ao longo da gestação
Agência Canarinho/G1