Dinamarquês Daniel Tusk levava 42 segundos para falar o próprio nome; após superar seus medos em um curso, ele passou a ajudar outras pessoas. Gaguejar é uma condição neurológica que afeta mais de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas um programa criado nos anos 1990, que junta técnicas de respiração com ensinamentos da psicologia esportiva, oferece uma terapia intensiva de quatro dias que tem ajudado muita gente ao redor do mundo.
“O programa McGuire é para pessoas que querem mesmo trabalhar a falar”, diz Daniel Tusk, que conseguiu superar sua gagueira o curso e o levou à Dinamarca. “Nós começamos bem cedo e terminamos tarde da noite. Então, fisicamente, é difícil, e fazemos muitos exercícios de respiração”.
O curso ajuda pessoas com gagueira a superar o medo de falar em público e de conversar com estranhos.
A gagueira de Signora Bergland era tão severa que ela tinha dificuldades até para se apresentar a um estranho. Após participar do curso, seu progresso é motivo de alegria para sua mãe, Susan. “É lindo. Senti que foi a primeira vez que eu a estava vendo muito feliz de verdade”, diz.
Embora não exista “cura” para a gagueira, muitos evoluíram consideravelmente depois de participar do programa.
Assista ao vídeo.
VÍDEO SOBRE GAGUEIRA NA INFÂNCIA
Gagueira do desenvolvimento da fala deve sumir em seis meses